quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O mundo está inchado de gente e pede socorro




Hoje,  dia  31/ 10/ 2011, com  o nascimento de  três crianças uma na Índia, outra na Rússia, e uma nas  Filipinas,  o  mundo  completou  a marca de sete  bilhões  de  habitantes. Vejo eu  que com essa  quantidade de gente  poluindo e consumindo  o planeta  terá  problemas.
Cada  pessoa  que nasce  é mais uma boca para comer  e beber, e com a escassez de   alimentos  e água, passa  a ser mais  caro e difícil  de viver. O mundo  vive  uma grande desigualdade, enquanto uns têm  muito e outros não têm nada  para comer e beber.
O secretário  das nações unidas  Ban ki-Moon advertiu aos líderes mundiais  que dos sete bilhões de pessoas, pelo menos  um bilhão  passa  fome.     A falta de água neste planeta é tão  preocupante que de toda água do mundo, cerca de  80 % pertence  só a  seis    países. Imagina os outros 94 país sem água  suficiente para beber.  Eu me recordo quando ainda  pequeno  vivia na zonas rural,  sai  eu com muitos  coleguinhas   para tomar banho nos  rios e lagos e cachoeiras  com água  cristalina, com abundância sem  saber qual dos  lugares era  melhor  para me banhar e brincar.  Hoje é tudo diferente  e não  se vê  rios, riachos, cachoeiras, lagos, pois está tudo  seco sem água e as rachaduras  nos leitos  que antes  eram tomados  por lençóis  de águas.
O  relatório    anual   das  Nações   Unidas  fez terríveis  projeções  para o futuro da humanidade. A ONU prevê  que em 2050  mais de 45 %  da população  mundial não  poderá  contar  com a porção  mínima  de água para  suas necessidades básicas.
De toda a água  na superfície da terra menos de 0,02% está disponível em rios e lagos na forma de água fresca pronta para consumo. Isto é alarmante  que sem água  não tem plantação, sem plantação, não tem alimento, sem alimento, não tem sobrevivente  neste mundo.   Sem se falar no desemprego, que   é um milagre para quem  consegue encontrar   uma vaga no mercado  de trabalho, se  o individuo  for  formado com o curso  superior  já é difícil,   imagina se ele não tiver  uma formação pelo menos uma mão de obra especializada  para competir  no mercado de trabalho  e preencher  as exigências  do mercado.
Em  cada pessoa a mais que se nasce   é um perigo para a própria  humanidade.  Este perigo é de um modo em geral de um mundo desorganizado   por falta de moradias, empregos, com o tráfico de drogas crescente. Vale lembrar de que países pequenos não têm espaço para se desenvolver, como é o caso do Japão.
No Japão,  uma matéria exibida  por uma grande emissora  de TV em   31/ 10/2011, mostrou que  os  japoneses  estão  construindo túneis  com uma altura máxima  de 1. 80m  de altura   por 3m de largura  que só da para  passar um carro só  para poupar e economizar  espaço. As escolas, possuem prédios de  três  metros  de largura  e os alunos  sentavam  no corredor  virados para a parede com uma só  cadeira, porque não dava para  por uma do lado da outra,  senão o professor  não tinha espaço para passar.
Este é um mundo inchado  de gente.
Imagina você   morando  numa casa de dez metros quadrados  com  cinco ou mais filhos para dormir, cozinhar,  e permanecer  uma vida toda neste aperto como os prisioneiros  vivem  numa sela  de dez pessoas  em uma super-lotação  de cem até cento e cinqüenta.
Tenho olhado  nas ruas das grandes cidades e acompanho pelos noticiários das emissoras  de TV e os jornais  o mundo gemendo  de dor  sem solução  e pedindo
socorro sem ter  nem um jeito.

                                                            ( MPS)                

2 comentários:

  1. ESTA MATERIA É REALMENTE SERIA E TEMOS DE NOS PREOCUPAR COM ELA.
    POIS É UMA REALIDADE.
    AMILTON DE CURITIBA PR.

    ResponderExcluir
  2. GOSTEI MUITO DA PESQUISA, ELA TEM UM BOM INFORMATIVO PARA QUEM ESTÁ POR FORA DA REALIDADE.
    MILTINHO DE DEUS.
    IGUAI, BAHIA

    ResponderExcluir